NBA-Lakers-Heat-Blog-do-Vito

Los Angeles Lakers e Miami Heat não conseguem repetir feito da temporada 2020 e ficam na primeira rodada dos playoffs em 2021. Dentro dos fatores que levaram ambos finalistas a cair tão cedo estão a curta intertemporada e problemas com lesões.

Para entender como chegamos a quedas precoce dos times que dominaram suas conferências nos últimos playoffs precisamos olhar para a correria que a pandemia causou entre as temporadas. Com a paralisação em 2020 e a retomada em agosto, a NBA só teve desfecho em meados de outubro. Ou seja, ambos fizeram 21 partidas em alta intensidade em menos de dois meses. Além disso, por chegarem mais longe tiveram menos tempo de descanso e recuperação para a temporada que iria exigir tanto fisicamente quanto a anterior.

Olhando dentro de quadra, ambas franquias não se preparam na free agent para tamanho desgaste físico, seja por preferir ter flexibilidade no teto salarial para próxima temporada ou por gastar a maior parte com suas estrelas.

No lado dos campeões de 2020, Los Angeles Lakers, os novos jogadores simplesmente não surtiram efeito dentro de quadra. Marc Gasol não apareceu tão bem quanto nos Raptors anos atrás, Montrezl Harrell muito abaixo e com menos intensidade de anos anteriores, Dennis Schroeder que foi bem vindo do banco em Oklahoma não conseguiu ter o mesmo impacto no quinteto titular. É claro que o que estava ruim poderia piorar e as lesões pelo desgaste excessivo apareceram e Lebron James e Anthony Davis ficaram boa parte da encurtada temporada regular de molho com os Lakers terminando em 7º no banho de sangue da conferência oeste.

No sul da Flórida, o Miami Heat optou por não renovar com um jogador importante para a campanha finalista, Jae Crowder. Além disso, pouco foi atrás de complementos para o time antes do começo da temporada 2021 e preferiu ter flexibilidade no teto salarial e confiar na sequência do elenco finalista. Soma-se a isso uma certa ressaca por ter que começar a caminhada do zero e o começo de temporada foi desastroso, demorando para engrenar e alcançando a zona de playoffs apenas no meio da temporada. Ainda buscou se movimentar no fechamento da janela de trocas, mas gastou capital para trazer Oladipo que passou longe de pisar em quadra nos playoffs, mas nada disso foi suficiente para terminar além do 6º lugar no Leste.