Jokic-mvp-blog-do-vito

Ninguém tem mais dúvidas que Nikola Jokic é uma das maiores estrelas dos últimos anos da NBA. Depois de receber o prêmio de jogador mais valioso na temporada 2020/21 ele finalmente teve seu reconhecimento materializado para eternidade. No entanto, o Joker já havia conduzido o Denver Nuggets a uma campanha melhor do que a atual temporada, o que mudou no seu jogo que o transformou o sérvio no jogador mais importante da temporada? Aqui vou tentar levantar alguns pontos que considero fundamentais para esse processo.

Nikola Jokic é o primeiro pivô a ganhar o prêmio de MVP desde Shaquille O´neal em xxxx. Durante esse período a NBA passou por uma profunda mudança no estilo de jogo. Os times passaram a jogar com times mais baixos e apostar mais no jogo pelo perímetro com as bolas de 3 e os jogadores grandes, como os pivôs, passaram a se tornar obsoletos. O sérvio entendeu isso e se adaptou a esse “novo basquete”, muitas vezes ele busca a bola no fundo da quadra e conduz o ataque de Denver. Mesmo com 2 metros e 13 é ele quem faz o papel de armador e todo esse processo como muita habilidade e maestria.

Desde sua chegada na NBA, em 2015, os números de pontos e assistências do pivô estão em ascensão. Se na primeira temporada ele teve média de 10 pontos e 2.4 assistências por jogo, na atual temporada ele chegou a média de 26.4 pontos e 8.3 assistências. Um salto enorme e demonstra como ele assimilou o jogo desde a sua chegada e conduz o potente ataque dos Nuggets.

Outro fator para levar em conta é o protagonismo. A narrativa é sempre levada em consideração e a importância do jogador na campanha do time. Sem dúvidas a lesão de Jamal Murray, dupla de Jokic nos últimos anos, impôs ainda mais protagonismo para o pivô sérvio, alçando ainda mais alto na disputa pelo melhor jogador da temporada.

Simbólico que esse seja o terceiro prêmio de MVP seguido para um estrangeiro. Mostra como a liga vai se tornando cada vez mais internacional e os jogadores que chegam de fora assumem o papel cada vez maior nos times que atuam. Cada um impacta no jogo à sua maneira, seja com estilo mais físico e agressivo como o de Antetokounmpo, ou mais pensado e focado em encontrar os companheiros como o de Jokic.